sexta-feira, 20 de julho de 2012

Como tomar decisões importantes.


Uma das coisas que mais nos aflige tem a ver com o fato de por vezes termos uma decisão importante para tomar e não sabermos que rumo tomar.Uma das formas mais interessantes de resolver esta questão é utilizar o nosso inconsciente ou subconsciente (como preferirem chamá-lo) para nos ajudar.O subconsciente é, de fato, um amigo fantástico, que nos ajuda a resolver estas situações ou até a termos novas perspectivas sobre o assunto.Mas como é que nós conseguimos acessá-lo  sem utilizar meios externos à nossa pessoa?Muito simplesmente usando técnicas de Liderança Intrapessoal e auto hipnose.O processo é bastante simples, necessitando para tal de estarmos num estado de relaxamento razoavelmente profundo para ser mais fácil.Caso já tenham feito o exercício da âncora de relaxamento, basta que o usem para entrar num estado de relaxamento e depois o aprofundem da forma que temos usado, por exemplo, com a contagem regressiva de 10 para 1 em cada expiração.Caso ainda não possua a sua âncora de relaxamento, o processo inicial para o relaxamento passa essencialmente pelos seguintes pontos:

  1.  Procure uma hora do dia em que disponha de 15 a 20 minutos para fazer este exercício sem ser incomodado.
  2. Sente-se confortavelmente com os pés bem plantados no chão e com as pernas descruzadas.
  3. Ponha as mãos sobre as pernas e comece a relaxar fazendo 2 ou 3 respirações profundas.
  4. Quando sentir o seu corpo mais calmo, comece a aprofundar o relaxamento imaginando que está descendo uma escadaria, bastante segura e iluminada, com um corrimão bastante seguro.
  5.  A escadaria tem 21 degraus. Imagine que cada vez que expira, desce um degrau. Vá expirando e contando, 21, 20, 19… até chegar ao 1.
  6.  Nesta altura, deverá já estar bastante relaxado. De olhos fechados, abra as mãos e pouse-as com as palmas para cima, em cima dos joelhos.
  7. Foque-se na decisão a tomar.
  8. Peça ao seu subconsciente que lhe apresente uma imagem da decisão na sua mão esquerda. Pode fazê-lo em voz alta, ou só para si. Mas o fato de o fazer vai despertar uma parte de si que vai ajudá-lo.
  9. Espere que a imagem se forme. Assim que aparecer, agradeça ao seu subconsciente. Este passo do agradecer é muito importante.
  10. Agora peça ao seu subconsciente que na sua mão direita lhe forme uma imagem dos recursos que tem para poder tomar uma boa decisão.
  11. Espere que se forme e novamente agradeça.
  12. Agora junte as duas mãos uma por cima da outra como se estivesse  segurando algo no seu meio e não o quisesse deixar fugir.
  13. Peça ao seu subconsciente que lhe crie no interior das suas mãos em concha uma imagem de como seria a decisão ideal.
  14. Abra as mãos colocando uma por cima da outra e espere que a imagem se forme.
  15. Agradeça ao seu subconsciente.
Após este processo, devemos respirar fundo e abrir os olhos. Não nos devemos prender com análises às imagens que apareceram.A idéia é que isto fique a trabalhar durante o dia ou a noite no nosso subconsciente e possamos chegar a conclusões mais facilmente.
Espero ter contribuído para o seu desenvolvimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário