sexta-feira, 6 de abril de 2012

10 Razões Para Contratar um Coach.


1. Coaching vai ajudar a construir a sua autoconfiança e desenvolver sua auto-estima.

Você nem sempre é seguro de si?O coaching irá ajudá-lo a construir sua autoconfiança e desenvolver sua auto-estima, a tomar suas próprias decisões e nem sempre precisar dos outros para segurar sua mão.

2. Coaching pode ajudar a mudar a sua vida para melhor.

Porque você vai fazer alterações, como resultado de sua sessão de Coaching, algumas destas alterações podem fazer um grande impacto sobre a forma como você conduz sua vida em casa ou no trabalho. E a boa notícia é que você escolhe quais as alterações a fazer.

3. Coaching coloca você no controle.

Um Coach nunca tentará levá-lo a fazer qualquer coisa que você não queira ou ainda não esta pronta para realizar. Um Coach vai ajudá-lo a sair do seu estado atual para o estado desejado. Vai ajudar a você realizar os seus sonhos, sempre no seu ritmo.

4. Coaching permite-lhe controlar o seu ambiente

Muitas pessoas procuram o processo de coaching porque querem recuperar o controle de suas vidas ou ambiente de trabalho. Coaching vai ajudar você a conseguir isso. Ao trabalhar com seus problemas e ajudá-lo a reconhecer suas necessidades e seu poder de fazer algo sobre eles, você pode conseguir seu objetivo de mudar o seu ambiente para melhor.

5. Coaching concentra-se em você

Quem faz a sua agenda de trabalho é você, o Coach vai usar todo o seu tempo para ajudá-lo a avançar e tornar você o melhor para você mesmo.

6. Coaching ajuda você a comprometer com seu objetivo.

Porque você quer conseguir, você tem compromisso com um projeto ou objetivo. Ocasionalmente, pode haver algum deslize, uma falta de motivação, o Coach ajuda você a ficar comprometido e não perder o foco do seu objetivo final.

7. Coaching concentra-se em resultados e resultados

Ao concentrar-se nos resultados, o Coach irá ajudá-lo em direção ao seu objetivo final, com um plano de ação bem estruturado, um passo de cada vez, vai ajudá-lo a alcançar e celebrar suas vitórias sobre o caminho.

8. Coaching pode ajudar você a equilibrar todas as áreas de sua vida.

O “Life Coaching” usa uma abordagem holística. Ajudando você a trabalhar todos os outros aspectos de sua vida.

9. Coaching é um catalisador.

Bons coaches devem agir como um catalisador para ajudar os clientes a alcançar seus objetivos.

10. Coaching é baseada no presente e no futuro, não no passado.

O processo de coaching tem foco no futuro e trabalha junto ao cliente para ele avançar, independente do que aconteceu no passado. Coaching não é aconselhamento ou terapia.



  

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A jornada do Herói


A jornada do herói. 6 sugestões para ajudar a navegar nesta importante missão.



Um navio no porto é seguro,
mas não é para isso
que os navios são construídos.
-William Shed

Seguir seu destino (missão) profissional é como um navio zarpar em um mar aberto. É uma grande aventura e exige preparo, coragem e um forte empenho para chegar ao seu destino. Você deve estar disposto a viajar em mar aberto, além do porto seguro, do seu ambiente atual. Isto exige que saia de sua zona de conforto. Saiba que você é o capitão de seu navio e só você pode determinar e ajustar seu curso, mesmo quando forças externas afetam sua viagem. Você tem uma bússola, sua orientação interna, para dirigi-lo. Se houver uma tempestade ou drama ao seu redor, pode ser momentaneamente abafada e é provável que você seja lançado ao lado, mas isso é temporário. Com o seu navio em bom estado de funcionamento e sua tripulação, pessoas que te apóiam, no lugar que você vai enfrentar a tempestade e chegar a um destino novo e excitante. Aqui estão seis dicas para ajudá-lo em seu caminho para encontrar o seu destino profissional: Prepare-se para a viagem. Como um verdadeiro profissional, você precisa praticar o seu dom (talento) a cada dia. Para fazer isso você deve estar em forma, com sua capacidade física, mental e espiritual.

Leve na sua bagagem somente o essencial. Verifique se o seu corpo e mente está apta para a tarefa à sua frente. Você deve ter força e resistência, pra levar somente o essencial que você precisa, mas somente as coisas que você precisa. Deixe para trás todo o peso extra.

Centrado e determinado. O crescimento é uma viagem, e em toda a viagem você vai encontrar obstáculos e imprevistos. Suas habilidades para superar essas barreiras vão determinar se você vai conseguir. É dedicação total a tudo o que você se propôs, foco no destino. Mente aberta.

Superar o medo de avançar em território desconhecido. Você pode ter que lutar quando se aventura em algo novo e, pior de tudo, você não sabe o que está lá fora. Sua mente diz que talvez seja melhor ficar onde você está, ou seja, no conhecido e confortável. Abandonar sua visão de futuro parece ser a escolha mais segura, mais lógica, mas tem um preço enorme e incalculável.

Seja responsável. Perceba que você é o condutor de sua vida é somente você tem a capacidade de responder a cada situação. Ninguém pode apropriar-se e governar o seu navio. Você não pode deixar que nada interfira em seu destino para que se torne um grande mestre.

Ouse ser notável. Se você for o mesmo padrão dos outros, você será como os outros e, conseqüentemente, será igual. As pessoas que mostram uma convicção absoluta do que querem que se levante quando caem que investem plenamente os seus esforços, tempo e energia, são os que obterão resultados extraordinários.

Não espere que a viagem seja curta. Nunca é. Você pode ter o destino em mente, mas a viagem vai levá-lo em direções que você nunca imaginou ir antes. Olhando para trás, verá que esses eram os lugares que você precisava ir. Eram experiências que você precisava ter ou lições que precisava aprender para prepará-lo para o seu destino, ou o trabalho que pretende realizar. Ao considerar se partiu em águas desconhecidas, lembre-se que um navio não é construído para ficar no porto e nem nós somos.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inteligência Emocional

Como um estudioso do conceito de inteligência emocional,lendo o artigo publicado no site parceiro  RHPORTAL,resolvi transcrever em meu blog.Espero que tenham uma boa leitura.


Como usar as emoções a nosso favor


Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional.



Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos.

Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios:



01. Amplie sua autoconsciência. Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é muito diferente de nossa autopercepção, ou seja, a forma que nos vemos é, completamente, diferente da que forma com que os outros nos vêem. Um exemplo é a velha história da fita de vídeo ou da fotografia. É incrível a quantidade de pessoas que não se reconhecem ou que acreditam não serem fotogênicas. Para ampliar a autoconsciência é preciso realizar autocríticas regularmente, mas de uma maneira ordenada. Escreva no papel as percepções que tem de si mesmo e pergunte a alguém em que você confie e que admire se a forma como os outros lhe vêem não é muito diferente da forma como você se vê. É um exercício bastante enriquecedor, vale a pena experimentar, mas esteja aberto a críticas e sugestões. O feedback é sempre um presente.



02. Controle suas emoções. Procure redirecionar sua energia emocional para buscar resultados positivos em todas as suas situações de vida. Pratique exercícios como desenvolver diálogos internos mais construtivos, procurar tornar um hábito ser um bom “solucionador de problemas”. Controle sua excitação, pois o corpo fala e pode demonstrar raiva, ansiedade, desânimo, desinteresse e uma série de atos que podem prejudicá-lo. Faça do entusiasmo e bom humor grandes aliados em seus combates diários. Neste ponto vai ficar claro que você pode ser seu melhor amigo, bem como seu maior inimigo. Saiba que um pensamento é apenas um pensamento, o qual pode ser modificado e que emoções como ressentimento, excesso de críticas e culpa de forma exagerada são muito prejudiciais a sua carreira. Lembre-se que a vida é feita por relacionamentos e são suas emoções que os regem. Aprender a controlar e, principalmente, a gerir suas emoções é um enorme diferencial neste novo mundo competitivo. O verdadeiro poder está na capacidade de amar a si mesmo, bem como saber distribuir e compartilhar este amor. A vida é relativamente simples, mas o ser humano é extremamente complexo.



03. Aprenda a se automotivar. Ainda segundo o Dr. Hendrie, temos quatro grandes fontes de automotivação. São elas:



• Você mesmo com suas crenças e atitudes. Você é exatamente aquilo que pensa que é. A frase “não sou bom o bastante” não deve fazer parte do seu vocabulário. Todos nós somos dotados de uma capacidade enorme de aprender, aliás, o aprendizado, o conhecimento é o que nos diferencia dos outros animais. O problema é que pensamos que sabemos muito e fazemos muito pouco, ou como diz a consultora Inês Cozzo “saber e não fazer, é ainda não saber.” Mais do que motivação o que existe é automotivação, porque você só faz se você quiser, se houver comprometimento. Atitudes podem ser mudadas, mas nunca esqueça que são elas que lhe fazem feliz ou infeliz, realizado ou fracassado, tudo é uma questão de escolha e ninguém pode ou deve escolher por você.



• Pessoas a sua volta. Busque apoio e incentivo em amigos e parentes. Fuja dos pessimistas de plantão, eles estão bem próximos dizendo o quanto tudo está errado, porém fazem pouco para mudar a situação. Muitos pessimistas se auto-rotulam de realistas, mas na verdade o novo e o desconhecido os amedrontam. Seja seletivo em relação a suas amizades, o que não quer dizer, que você deve ser preconceituoso, mas sim que deve procurar ter em sua equipe pessoas positivas, de alto astral e que iluminem o ambiente. Nos momentos de crise, elas fazem a diferença, são mais dispostas a enfrentar novos desafios e tendem a ter melhores resultados.



• Mentor emocional. Tenha uma figura-modelo real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire. Afinal, todos temos momentos de desânimo, apatia, aquela sensação de que nada vai dar certo. Pense em alguém que você admira, seja um ente querido, um grande atleta ou empresário. Você acha que foi fácil para ele? Não. Houve crises, fracassos, derrotas. A diferença: eles souberam levantar, compreenderam que a adversidade faz parte da vida e não pode ser evitada, mas sim compreendida. Use esses exemplos de vida como parâmetros, se eles conseguiram, por que você não pode conseguir também?



• Ambiente e instalações. Transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável. Fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos “detalhes” que nos levam ao sucesso. No seu local de trabalho evite cores escuras, use cores alegres, sempre que puder mude o ambiente físico com uma nova decoração, troque os móveis de lugar, muitas vezes nem é preciso muito investimento para mudar. Nesse aspecto, as mulheres são campeãs. Pergunto: quantas vezes sua mulher fez você mudar a estante e o sofá da sala somente para mudar um pouco o ambiente? Elas são eternas insatisfeitas, o que é muito bom, pois é assim que se muda o mundo. Lembre-se: onde se ganha o pão, o solo é sagrado. Transforme o seu local de trabalho em um refúgio aconchegante, um lugar agradável, ideal para se buscar inspiração.



A inteligência emocional é algo que pode ser aprendida e aperfeiçoada, pois quando estamos motivados enfrentamos crises e obstáculos com muito mais coragem e determinação, somos mais criativos e propensos a levar nossas ações até um bom e feliz fim.



Por Paulo Araujo



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

COMPETÊNCIA

Vamos continuar a falar das qualidades que um líder dever possuir. Em todas as pesquisas, artigos, livros a competência aparece como uma qualidade dos grandes líderes. Más o que é COMPETÊNCIA, hoje tão falado e difundido?

O conceito varia de acordo com o teórico, tendo como idéia comum, a importância atribuída à ação, uma vez que não existe competência sem ação – considerando, ainda, sua diferença com relação à habilidade, algo que o indivíduo pode possuir e nunca utilizar.

David McClelland, por exemplo, entende por competência as variáveis que levam a um desempenho superior; Enio Resende trabalha tal conceito como ação, ao invés de latência de desempenho; Gilbert, em seu livro Human Competence, trata do conceito como o resultado da ação com a oportunidade e o tempo.

Vale ressaltar que a competência tem de estar envolvida, de alguma forma, com a ação, podendo constituir o resultado, as variáveis que o definem ou o próprio desempenho.

“Competência – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização.” Essa é a definição encontrada no livro de Benedito Milioni, Dicionário de Termos de Recursos Humanos, para a palavra competência. É o famoso CHÁ (CONHECIMENTO+HABILIDADE+ATITUDE, OU AÇÃO).

Mas será que é fácil assim identificar o que é competência? Para alguns consultores é definido de uma forma mais simples como o uso dos conhecimentos, das capacidades e comportamentos que os indivíduos adotam voluntariamente no desempenho de atividades e tarefas, perante os contextos de trabalho da organização.

Competência para um líder é demonstrada através da sua experiência comprovada em exercer o seu trabalho.Quando no seu cargo ele pode facilmente gerenciar as diferentes tarefas e tensões inerentes ao seu trabalho.Quando ele faz de forma convincente seus pares não relutam em segui-lo,ele é o primeiro a dar o exemplo a equipe.Talves esta seja uma das principais qualidades de um líder entre as oito que estamos descrevendo.

Na próxima semana vamos falar do HUMOR.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CARISMA

Carisma (do grego khárisma,atos, graça; favor, benefício, através do latim charísma,àtis, dom da natureza, graça divina) tem dois sentidos(Segundo o wikipedia)


A palavra é amplamente utilizada para definir a influência e fascinação por alguma pessoa. O carisma está ligado a forma da pessoa de ser e de agir.

Ao invés de simplesmente ser um magnetismo interno que atrai os outros, é um reflexo do interesse do líder em outros.
"É a capacidade de fazer os outros sentir-se melhor sobre si mesmos."

Carisma contém perspectiva, humildade e auto-confiança. Ela é gerada, demonstrando a outras pessoas que nos preocupamos com eles, com quem eles são, e o que eles fazem e dizem é importante para nós.

Uma das habilidades mais formidável de Bill Clinton foi a capacidade de falar com alguém, mesmo no meio de mil pessoas, e fazê-las sentir como se fossem a única pessoa na sala.

Ao falar de carisma é bom lembrar do estilo de liderança carismática,que pode parecer semelhante a um estilo de liderança transformacional, já que o líder injeta grandes doses de entusiasmo na equipe e é muito participativo na questão de motivar os outros.
E finalmente,para refletir:

Qual é o seu "quociente de carisma"?







segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CARÁTER

Caráter é um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo que define quem "é" a pessoa.


Podemos comparar o caráter ao alicerce ou fundação de um prédio que, depois de construído ninguém enxerga, mas é a base de sustentação, é a segurança da construção.

O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e distingue das demais de seu grupo.

Como o caráter se manifesta

O caráter se manifesta de quatro formas diferentes:

Através dos valores - o código de valores que cada pessoa escolhe como bússola orientadora da sua vida moral determina a qualidade do seu caráter.

Através das motivações - mais importante do que aquilo que o homem faz é o "motivo” por trás das suas ações.

Através das atitudes - o caráter dá a direção para as nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas.

Ações demonstradas - as ações revelam quem somos. Não é possível separar caráter das ações de uma pessoa.

Maneiras através das quais o caráter se expressa

Existem maneiras através das quais o caráter se expressa:

Através da forma de pensar - O que você pensa é o que você faz, o que você faz revela quem você é (caráter);

Através do seu estilo de vida - O seu caráter define sua conduta. Você é aquilo que é quando ninguém está observando.








sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUAIS AS PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM LÍDER?



Conversando com uma cliente de Coach,falávamos sobre o que é ser um bom líder,quais as principais qualidades que não pode faltar?

Consultando vários autores,lendo artigos especializados,chegamos a conclusão até o momento que temos em torno de 64 competências listadas,acredito que muitas ainda vão aparecer.

Não importa o que você lê sobre o tema da liderança, a questão das qualidades que um líder deve ter normalmente vem à tona.
Independente da fonte, parece que há um consenso entre todos.sobre as principais competências.

Então, aqui estão oito qualidades-chave - em ordem alfabética - que os bons líderes devem possuir (ou desenvolver), e utilizar:



• Atitude

• Carácter

• Carisma

• Competência

• Humor

• Ouvir

• Sociabilidade

• Visão



Atitude é sempre uma escolha. Você não pode controlar suas circunstâncias, mas você pode controlar sua reação e sua perspectiva. E porque você controla sua atitude, você pode mudar a sua atitude. Uma das coisas que um antigo chefe me disse (eu acho que ele estava falando sobre a minha atitude ruim) foi:

"Você sabe, eu sempre sei quando um dos meus gerentes tem uma atitude ruim. . . Eu posso vê-lo em sua equipe. "

Atitude é contagiosa, mais cedo ou mais tarde ela vai infectar os seus liderados. Como a Performance e a Moral da sua equipe é afetada pela sua atitude pessoal?

Pense nisto.

Na próxima segunda feira vamos falar sobre CARÁTER.