Vamos continuar a falar das qualidades que um líder dever possuir. Em todas as pesquisas, artigos, livros a competência aparece como uma qualidade dos grandes líderes. Más o que é COMPETÊNCIA, hoje tão falado e difundido?
David McClelland, por exemplo, entende por competência as variáveis que levam a um desempenho superior; Enio Resende trabalha tal conceito como ação, ao invés de latência de desempenho; Gilbert, em seu livro Human Competence, trata do conceito como o resultado da ação com a oportunidade e o tempo.
Vale ressaltar que a competência tem de estar envolvida, de alguma forma, com a ação, podendo constituir o resultado, as variáveis que o definem ou o próprio desempenho.
“Competência – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização.” Essa é a definição encontrada no livro de Benedito Milioni, Dicionário de Termos de Recursos Humanos, para a palavra competência. É o famoso CHÁ (CONHECIMENTO+HABILIDADE+ATITUDE, OU AÇÃO).
Mas será que é fácil assim identificar o que é competência? Para alguns consultores é definido de uma forma mais simples como o uso dos conhecimentos, das capacidades e comportamentos que os indivíduos adotam voluntariamente no desempenho de atividades e tarefas, perante os contextos de trabalho da organização.
Competência para um líder é demonstrada através da sua experiência comprovada em exercer o seu trabalho.Quando no seu cargo ele pode facilmente gerenciar as diferentes tarefas e tensões inerentes ao seu trabalho.Quando ele faz de forma convincente seus pares não relutam em segui-lo,ele é o primeiro a dar o exemplo a equipe.Talves esta seja uma das principais qualidades de um líder entre as oito que estamos descrevendo.
Na próxima semana vamos falar do HUMOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário