segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O que eu aprendi com os gansos

“O que eu aprendi com os gansos.”



A partir do outono e durante todo o inverno na Holanda, somos capazes de observar e admirar a migração dos gansos. Apesar do fato de que essas aves são freqüentemente associadas com características nem sempre positivas ("Um ganso é bobo”), nós podemos realmente aprender muito com esses pássaros, eles funcionam bem juntos. Você, por exemplo, já se perguntou por que os gansos voam em formação em V?

Um ganso quando bate suas asas cria um "vácuo" para as aves que o seguem. Voando em formação "V", o bando se beneficia de 71 por cento mais do vôo do que uma ave quando esta voando sozinha. Não soa tão estúpido para mim. A lição que podemos aprender com isso é que as pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem ajudar uns aos outros para seus objetivos.



E há mais que podemos aprender com os gansos. Quem escreveu sobre esta verdade é o Dr.Robert McNeisch,em 1972.

Vamos aprender mais com os gansos, continue lendo:



• Quando um ganso sai da formação, ele repentinamente sente o arrasto e a resistência do voar sozinho. Ele se move rapidamente retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente. Lição: Se nós tivermos tanto sentido quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles lideres que mostra o caminho onde queremos ir. Estamos dispostos a aceitar sua ajuda e dar a nossa ajuda aos outros.

• Quando o ganso líder gira e volta para o ultimo lugar da formação outro ganso voa para a posição de líder. Lição: É preciso acontecer um revezamento em tarefas difíceis e compartilhar a liderança. Tal como acontece com os gansos, as pessoas são interdependentes uns dos outros sobre as competências, capacidades, talentos e recursos.

• Os gansos voando em formação grasnam para encorajar os da frente a aumentar a sua velocidade. Eles têm 10 tipos diferentes de barulho que eles usam para se comunicar, dependendo da situação com que se defrontam. Lição: Precisamos assegurar que nosso feedback está incentivando ao invés de julgar. Em grupos onde há incentivo, a produtividade é muito maior. O poder do incentivo, vindo do coração, realçando os valores fundamentais motiva a equipe.

• Quando um ganso adoece, dois gansos saem da formação e o seguem para ajudar e proteger. Eles ficam com ele até que ele morra, ou seja, capaz de voar novamente. Então eles lançam-se com outra formação, ou buscam outro rebanho. Lição: É importante estar ao lado uns dos outros nos momentos difíceis, assim como quando estamos nas vitorias.

• Assim como os gansos tenham desembarcado, cada um segue seu próprio caminho para encontrar comida suficiente para comer e para produzir a próxima geração. Lição: A concorrência entre si podem aumentar a produtividade, mas logo que o objetivo comum é claro para todo o coletivo passa a ser mais importante.

Estou convencido que se tivesse a se comportar mais como gansos, não só seria mais eficaz, produtivo, mas também gostaríamos mais do nosso trabalho. E isso pode levar a resultados inesperados. Você pode ver isto ilustrado aqui neste filme: acesse o link:http://www.youtube.com/watch?v=h8R98D7i778



Finalmente, quero lançar um desafio. Coloque o tema "trabalho em equipe" na agenda de sua próxima reunião e discuta as lições acima juntos.

Até que ponto você está trabalhando desta forma com a sua equipe?

Você pessoalmente esta preparado para mostrar um comportamento diferente a seus liderados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário